quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Oficina de escrita

A partir de diferentes objetos, surgiram textos. Aqui ficam alguns exemplos engraçados...


Os sapatos

Era uma vez um homem que comprou uns sapatos. Eles eram perfeitos: eram castanhos, muito escuros na ponta, um pouco bicudos e o mais importante é que eram mágicos e tinham asas.
Quando o homem ia para casa, pareceu-lhe ouvir alguém falar: eram os sapatos mas ele não sabia.
Ao chegar a casa, pousou os sapatos e foi descansar. De repente, ouviu um barulho enorme e foi ver o que se passava. Quando chegou à sala, viu os seus sapatos a voar pela casa toda. Depois, calçou-os e eles levaram-no para um sítio muito estranho que era todo feito com magia, em que havia óculos mágicos, auscultadores mágicos, bigodes mágicos, gravatas mágicas... 
O homem ficou muito surpreendido com aquilo que viu mas, depois, tornou-se muito amigo deles todos. Brincaram, falaram, fizeram muitas coisas, mas tinha chegado a hora de ir embora e os objetos decidiram ir com o homem para casa. Então, ele levou os óculos de sol, o bigode, os auscultadores e a gravata e viveram felizes para sempre.
Tomás


A mesa

Era uma vez uma mesa que estava com a melhor aluna da escola e estava no melhor sítio da sala. A melhor aluna da sala era a Ema. A Ema era a mais bonita da sala e a mesa era a mais bonita das mesas.
Um dia, a Ema estava doente e a mesa ficou triste. Enquanto estava triste, transformou-se numa pessoa e exclamou:
- Oh! Como é que me transformei em pessoa?
 Quando a Ema regressou à escola, a mesa foi ter com ela e disse:
- Olá Ema, sou eu, a mesa.
- Mesa, és tu?
- Sim, sou eu. - respondeu a mesa transformada em pessoa.
- Assim podemos brincar e estar sempre juntas! - disse a Ema, feliz.
Começaram a brincar e foi assim que ficaram as melhores amigas.

Carolina 


As tesouras

As tesouras existem em vários sítios, como no supermercado. No supermercado, as tesouras ficam penduradas e nas casas podem cortar muitas coisas, até podem cortar plástico.
As tesouras, na realidade, até dão para cortar quadros e entrar no mundo deles.
Na escola, as tesouras levam-se no estojo para cortar retratos de folhas e outros trabalhos.
Para as tesouras cortarem têm que abrir e fechar. São perigosas porque podem cortar dedos e os bicos podem espetar-se nos olhos e magoar.

Afonso

1 comentário:

  1. Sem dúvida. Estes meninos são verdadeiros artistas. No final poderiam fazer um livro intitulado: "Histórias da minha turma"

    ResponderEliminar